terça-feira, 12 de maio de 2009

Na contramão da educação... de novo?!?

Só em 2007 foram 3.665 acidentes graves com jovens em rodovias e a solução para o problema continua sendo criar novas leis. Porém, já temos leis suficientes que possam resolver este problema, então não entendo por que continuam "reinventando a roda"?

Veja se você concorda comigo: recentemente foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça, o projeto de lei que proíbe motoristas com menos de um ano de habilitação a transitar em rodovias brasileiras. Agora o projeto vai para a Câmara para ser analisado. O objetivo do projeto? Diminuir o número de acidentes entre jovens. E como se isso não fosse suficiente, o diretor do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) acredita que uma alternativa para facilitar a familiaridade dos motoristas novatos com as estradas seria um novo projeto de lei (mais um?). "O governo deverá enviar ao Congresso, ainda este ano, uma proposta para ampliar de um para dois anos o período de observação dos motoristas aprovados nos exames de habilitação. Durante esse período, eles ficariam numa fase experimental e com uma permissão provisória". Será que isso é a solução? Chega de novas leis!

Parece que estamos sempre na contramão da educação, apagando incêndios, ao invés de atacarmos o problema na raiz, ou seja, levarmos a sério a educação de trânsito, conforme o CTB determina, no Art. 76 que "A educação para o trânsito será promovida na pré-escola e nas escolas de 1º, 2º e 3º graus...". Clique aqui

Para complementar, ainda temos a Resolução 265/08 (aliás, muito recente, mas parece insuficiente) que dispõe sobre a educação de trânsito no Ensino Médio. Clique aqui

Quero dizer que "basta cumprir o Código" e parar de criar leis que se esvaziam em pouco tempo pela falta de fiscalização, equipamentos, pessoal capacitado, etc.

Na Alemanha os jovens têm educação de trânsito durante 4 anos, no nível de ensino equivalente ao nosso Ensino Médio, para então se prepararem para tirar a habilitação. Já no Brasil os nossos jovens têm, a partir de 2009, 45 horas de aula teóricas e 20 horas práticas para tirar a habilitação. Dá até vergonha de comparar! Tá sobrando hipocrisia e faltando seriedade para tratar o problema das mortes de jovens no trânsito, então, senhores governantes, quando é que vocês irão fazer cumprir o que a legislação determina, desde 1997? Vamos atacar de uma vez por todas os problemas de acidentes de trânsito com EDUCAÇÃO, EDUCAÇÃO E EDUCAÇÃO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário