terça-feira, 12 de maio de 2009

Agora é lei: airbag é equipamento obrigatório!

Foi sancionada, pelo presidente da república, a lei que torna o airbag dianteiro um equipamento obrigatório nos veículos. A determinação é válida apenas para os veículos novos fabricados no Brasil ou importados e entra em vigor daqui a 5 anos.

Segundo estatísticas norte-americanas divulgadas pela Rede Sarah de Hospitais, o airbag tem reduzido em 14% o número de mortes de condutores e 11% de passageiros do banco dianteiro. Além disso, o equipamento reduz em mais de 50% o número de lesões no tórax e na cabeça.

No entanto, é importantíssimo lembrar que estes números e benefícios somente são possíveis quando o uso deste equipamento é combinado com outro também obrigatório e indispensável: o cinto de segurança. A pessoa que se acidenta sem cinto de segurança em um veículo equipado com airbag, mesmo a uma velocidade não muito alta, pode sofrer ferimentos gravíssimos e até morrer.

Desta forma, fica comprovado que o airbag é um equipamento complementar, que sua eficácia é dependente do uso do cinto de segurança, que pode ser acionado uma única vez e que funciona apenas em colisões frontais. Com todos estes fatores para se levar em consideração, será que os legisladores escolheram o equipamento certo para tornar obrigatório? Qual a sua opinião?

Nenhum comentário:

Postar um comentário