terça-feira, 12 de maio de 2009

Direitos e obrigações de um Pedestre

Essa semana eu resolvi prestar a atenção nos pedestres. É muito interessante ver e entender o porquê do número alarmante de atropelamentos pelas cidades do país. O trânsito brasileiro mata quase cem pessoas por dia e fere quase mil, causando prejuízos de R$ 10 bilhões por ano. Em algumas cidades brasileiras, quase 60% das mortes no trânsito estão relacionadas a pedestres.

Andar nas vias públicas exige um conjunto de cuidados: não se pode atravessar em qualquer lugar. Deve-se procurar uma faixa de pedestre preferencialmente sinalizada e, mesmo na faixa, deve-se, com cuidado, olhar para o condutor, ver se ele realmente foi visto para, então, fazer uma travessia tranqüila.

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) obriga os motoristas a pararem antes das faixas de segurança, em determinados casos. Ao contrário do que muitas pessoas imaginam as regras não são exclusivas para os motoristas. Os pedestres também devem cumprir normas. De acordo com o artigo 254 do CTB, as pessoas devem atravessar a via na faixa, passarela, passagem aérea ou subterrânea.

É preciso recriar um padrão cultural de respeito às regras de trânsito e conscientizar os jovens. Além disso, há necessidade de tornar a fiscalização e a punição das infrações mais eficazes, para conseguir mudar a cultura de tolerância ao descumprimento das leis de trânsito.

Pedestres, cuidem de suas vidas. Uma forma de se fazer isso é respeitar as leis e ficar atento ao trânsito para evitar sustos e até mesmo acidentes.

Abraços e até a próxima publicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário